Trachtenverein Eintracht

trachtenverein

Do interesse de integrantes da Juventude Evangélica de Itoupava Central surgiu a ideia de resgatar a cultura de seus antepassados que ajudaram a construir a história de nosso país. Assim foi criado o grupo de danças alemãs em 03 de maio 1987, na cidade de Blumenau.

Os integrantes encontram-se semanalmente aos domingos, a partir das 16h30, fortalecendo os laços de amizade e culturais. Desde junho de 2003 é filiado ao Schützenverein Harmonie (Sociedade Serrinha) na Vila Itoupava, local onde acontecem seus ensaios e os principais eventos desenvolvidos pelo grupo.

No ano de 2013 filiou-se à Verband für Volkstum und Heimat in Rheinland-Pfalz e.V. – principal associação folclórica da Região da Renânia-Palatinado. É com laços como este que o repertório de danças do grupo, o intercâmbio de informações e as interações envolvendo a cultura alemã aumentam constantemente.

O Trachtenverein Eintracht possui dois trajes históricos: O Pyritzer Weizhacker Tracht, traje dos cultivadores de trigo da cidade de Pyritz, antiga Pomerânia, atual Polônia. E o Miesbacher Tracht, traje originário da cidade de Miesbach, localizada na Alta-Baviera, nos arredores de Munique. E possui ainda, um Traje Dirndl para eventos em que o uso de trajes históricos seja desaconselhável.

“Não apenas dançamos, cantamos ou vestimos trajes alemães, mas sim, fazemos o que sentem nossos corações, uma mistura de orgulho, alegria e gratidão aos antepassados que ajudaram a construir nosso país.”