Bogenbrücke Volkstanzgruppe

bogenbrucke

A cultura alemã é vivenciada e estimulada em Indaial, através da Associação da Cultura Alemã de Indaial “Bogenbrücke Volkstanzgruppe”. A entidade foi criada em 2012 e tem por objetivo buscar recursos para manter viva a tradição alemã no município.

A cultura alemã teve destaque no município em junho de 1991, quando a Prefeitura, através da Fundação Indaialense de Cultura, (FIC), na época coordenada pela professora Apolônia Gastaldi Buzzi, buscou fomentar o folclore, e reuniu jovens com idade média de 18 anos, criando o Grupo Folclórico Alemão da FIC.

No dia 21 de março de 2011, homenageando os 85 anos da Ponte dos Arcos, em ato solene, o Grupo foi batizado com o nome “Bogenbrücke Volkstanzgruppe”, que significa Grupo de Danças Folclóricas Ponte de Arcos.

O principal objetivo da Associação é cultivar e preservar a cultura alemã, representando o autêntico folclore alemão através da dança.

Os trajes dos integrantes do grupo foram definidos partindo dos originais germânicos, oriundos da Baviera, região sul da Alemanha.

Desde a sua fundação, o grupo apresenta-se em festividades e eventos em várias cidades do Estado. Já marcou presença também no Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Participam do grupo pessoas com idade média entre 16 e 60 anos, todos empenhados em preservar a tradição alemã através da dança.