Alle Tanzen Zusammen

atz

Nosso grupo surgiu no dia 22 de agosto de 1993 quando recebemos um convite para nos apresentarmos para um grupo de religiosos em uma confraternização. Assim, nós precisávamos apresentar algo que representasse a região então pensamos em mostrar a dança folclórica germânica. Neste dia apresentamos uma dança com 12 casais. A apresentação foi um sucesso e a partir daquele dia recebemos vários convites para dançar em outras comunidades.

Com estes convites e no decorrer dos anos sentiu-se a necessidade de aperfeiçoamento e profissionalização do grupo, então o grupo filiou-se a AFG – Associação de Grupo Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí.

O traje que usamos atualmente é o Gutach, da cidade de Gutachtal na região de Schwartzwald em Baden Württemberg, sul da Alemanha. O grupo escolheu esse traje para homenagear os alemães que colonizaram a nossa cidade, a maioria deles eram Badenses.

Hoje o grupo é denominado de Alle Tanzen Zusammen (Todos dançam juntos) conta com 16 casais, apresenta-se em todo o estado de Santa Catarina e é um dos departamentos da Associação Artístico Cultural São Pedro que tem sua sede em Guabiruba-SC.

Nesses 22 anos de história o grupo já apresentou em dezenas de cidades no estado catarinense e em algumas cidades fora do estado também. Em duas oportunidades já apresentamos na Alemanha, participando das festividades dos 725 anos de Neuthard em 2006 e dos 200 anos de Karlsdorf em 2013 as duas cidades no estado alemão de Baden Württemberg sempre buscamos levar a alegria e a cultura da dança folclórica alemã por onde passamos.