Grupo Folclórico Teutônia se apresenta no Rio de Janeiro

Nos dias 14, 15 e 16 de junho o Grupo Folclórico Teutônia participou da 30ª edição da Bauernfest – A Festa do Colono Alemão em Petrópolis – Rio de Janeiro.

Juntamente com o grupo, uma comitiva formada pela Rainha da 36ª Oktoberfest de Blumenau, Camila Kreuz, o Presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos e duas assessoras do Parque Vila Germânica representaram Blumenau em Petrópolis.

O Grupo Folclórico Teutônia participou da 1ª edição da festa em 1989; retornou no ano seguintes, e para a sua surpresa havia sido fundado o primeiro grupo folclórico de Petrópolis, inspirado no Teutônia, inclusive com um traje bem parecido com o utilizado pelo grupo, o Braunschweigertracht. O grupo sentiu-se muito honrado e desde lá manteve intercâmbio e amizade com os grupos folclóricos de Petrópolis, especialmente o Grupo Folclórico Alemão Bergstadt. 

Na chegada em Petrópolis o grupo fez uma visitação ao Museu Imperial, lá, puderam observar trabalho de resgate histórico do Brasil, por meio dos objetos e pertences da família real. 

O Teutônia participou ainda de 2 apresentações folclóricas e um desfile muito animado, que percorreu as ruas de Petrópolis. Segundo o grupo, chama muito a atenção que na Bauernfest as apresentações culturais recebem um foco especial, com um palco principal muito bem estruturado. As apresentações folclóricas são muito valorizadas e o público da festa prestigia com entusiasmo. 

Este ano o Grupo Folclórico Teutônia completa 32 anos de fundação e tem o privilégio de ter dois músicos integrantes do grupo: Mônica Kropp Constante e seu esposo, Cristiano Constante. Ambos apoiam um novo projeto cultural, inserindo algumas canções populares da Alemanha no repertório artístico do grupo. O projeto está na fase inicial, em um formato ainda amador, tendo sua estréia na primeira apresentação do grupo na Bauernfest.  Mais uma vez o Grupo Folclórico Teutônia preza pelo resgate e manutenção da cultura alemã. 

Aproveitando a estadia em terras cariocas, o grupo esticou as pernas e deu um pulinho no Rio de Janeiro, visitando o Corcovado, com o cristo Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. o Grupo conta que o dia estava lindo, de um céu azul e muito calor. Dia propício para passeios, que alias, ficaram guardados na memória de todos os integrantes do grupo.

“-Da Bauernfest e dos amigos de Petrópolis nós já estamos saudosos e na expectativa de um reencontro. Amamos cada minuto da rápida, porém intensa participação desta festa incrível!” conta Cyntia Teske Bona, coordenadora do grupo.

 

Presença Blumenauense na Bauernfest de Petrópolis.

 

Visita ao Museu Imperial.

 

Comitiva formada pelo Grupo Folclórico Teutônia, Presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos e a Rainha da 36ª Oktoberfest, Camila Kreuz

 

Foto com os amigos do Grupo Folclórico Bergstadt.

 

Descontração durante a visita ao Cristo Redentor.

 

 

Deixe um Comentário

66 + = seventy six