Eintrachtvolkstanzgruppe realiza exposição de trajes

A abertura da mostra ocorre no dia 28/04 às 9h30, no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, com levantamento de Maibaum e apresentação de dança folclórica. A exposição segue até o dia 31 de maio, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30min, com entrada gratuita e aberta à comunidade.A ação faz parte do projeto Dança…Vida, Amor e Interação!, que é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital n. 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz.

Com o prêmio, o grupo buscou a versatilização do uso do traje Braunschweiger Landestracht, confeccionado em homenagem a Dr. Blumenau – fundador do Município de Blumenau e ao senhor Alberto Liesenberg (in memoriam), padrinho Cultural do Grupo.Segundo a coordenadora, o projeto tem alguns objetivos, entre eles o de preservar a originalidade dos trajes que compõem o acervo do Eintrachtvolkstanzgruppe; pesquisar peças originais valorizando a indumentária; apresentar danças e trajes autênticos para o público; versatilizar o uso das indumentárias conforme a ocasião, ou seja: ocasião formal – traje de Festa/Gala, evento popular – traje de domingo, além de ampliar os estudos sobre este traje que provém da localidade onde viveu o fundador do munícipio, Dr. Blumenau.

“A ideia surgiu logo após estudo mais aprofundado do traje. É uma sequência das pesquisas do grupo de dança, que se dedica também ao estudo de trajes germânicos. Quando se percebeu que o traje de Braunschweig tem variações no seu uso, verificou-se a viabilidade desta implementação. Até hoje o Grupo Eintracht usa o traje acima citado na versão Festtracht (uso nas festas) e com esta novidade será de ‘uso aos domingos’”, complementa Jane. Neste estudo, liderado por Jane e Hélcio Dieter Liesenberg, houve pesquisa in loco, informações foram obtidas com o grupo de dança alemão “Die Steinbeckers”, localizado em uma cidade próxima a Braunschweig, que forneceu as fontes de consulta.

Foto: Maristela Fritzke

Deixe um Comentário

seventy − sixty six =