Trachtenverein Eintracht lança traje símbolo da Oktoberfest

Projeto “Traje Miesbacher: Fortalecendo a cultura alemã através da dança” apresenta renovação do traje bávaro, em eventos de dança folclórica, no mês de maio, em Blumenau.


O Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht, em suas três décadas de história, sempre buscou fortalecer a preservação, a autenticidade e a divulgação da cultura alemã, a partir da prática da dança, da música, do teatro e do idioma alemão. Em 1994, o grupo adotou o uso do Miesbacher Tracht, homenageando a cidade de Blumenau e sua maior festa, a Oktoberfest. Dada à relevância do traje, ele tem sido utilizado em diversas apresentações e atividades culturais ao longo dos anos, acarretando o necessário reparo e manutenção do traje.
Mediante o projeto “Traje Miesbacher: Fortalecendo a cultura alemã através da dança”, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) de Blumenau, a reforma e manutenção do Traje Miesbacher foi possível. Sua confecção respeita os mais autênticos moldes dos trajes originais da Alemanha.
O Traje Miesbacher é o traje mais difundido do estado da Baviera (Bayern). Sua origem está associada à cidade de Miesbach, localizada a 46 km de Munique (München) na Alta Baviera (Oberbayern), berço do movimento de preservação de trajes do século XIX. Hoje o traje simboliza a Alemanha como país, para todas as demais nações do globo. O Traje Miesbacher invoca a identidade alemã em qualquer parte do mundo. Tanto que as maiores festas da cerveja do mundo, como a Oktoberfest de Munique (München) e a Oktoberfest de Blumenau estão baseadas nesta simbologia.
O Trachtenverein Eintracht mantém-se com recursos próprios, assim, o reconhecimento do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) através da aprovação deste projeto é um marco na história do grupo, possibilitando que perpetue por mais gerações a sua função sociocultural na cidade, e na região.
Acompanhe os eventos que fazem parte deste projeto:


Exposição do traje do Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht, em Blumenau:
05 a 25 de maio, das 8h30 às 17h, no Centro Cultural da Vila Itoupava (Rua Dr. Pedro Zimmermann, 16.230, Vila Itoupava)


Apresentações com o traje do Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht, em Blumenau:
05 de maio, às 9h, no Centro Cultural da Vila Itoupava (Rua Dr. Pedro Zimmermann, 16.230, Vila Itoupava)

06 de maio, às 8h, na E. M. Erich Klabunde (Rua Braço do Sul, 2.838, Vila Itoupava)
20 de maio, às 9h, na Praça Dr. Blumenau (esquina da Rua 15 de Novembro com Rua Nereu Ramos, Centro)
20 de maio, às 11h, no Parque Ramiro Ruediger (Rua Alberto Stein, 416, Velha)


Oficina de Dança e Cultura Alemã com o Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht, em Blumenau:
20 de maio, às 15h, no Abrigo Nossa Casa I (Por determinação da justiça o local deve permanecer em sigilo)
Entrada gratuita em todos os eventos, e também, aberta ao público, exceto na Oficina de Dança e Cultura Alemã.

“Não apenas dançamos, cantamos ou vestimos trajes alemães, mas sim, fazemos o que sentem nossos corações, uma mistura de orgulho, alegria e gratidão aos antepassados que ajudaram a construir nosso país”

Trachtenverein Eintracht

Rodrigo Ismael Volles
Produtor Cultural e Coordenador de danças do Trachtenverein Eintracht
Contato: 47 99978-5998 | contatoteintracht@gmail.com

www.facebook.com/t.eintracht

www.instagram.com/t.eintracht

 

Deixe um Comentário

2 × five =