Grupo Folclórico Badenfurt

badenfurt

Fundado em 04 de Agosto de 2002, por amigos que sentiram a necessidade de formar um grupo cultural, tendo como principal ideologia a busca e prática das tradições folclóricas germânicas através da dança.

 “Preservar nossa origem é honrar nossa história” (EB)

 Nosso brasão é representado pela união de três alianças, a 1ª representando o “Respeito“ entre seus integrantes, procurando fortalecer sempre os laços de amizade, a 2ª representando a “Responsabilidade“ para a preservação e divulgação das nossas culturas e a 3ª demonstrando o elo de amizade entre a Alemanha e o Brasil. O Brasão sobre estas alianças homenageia o estado alemão de Baden Württemberg o qual procuramos representar.

 Nossas atividades culturais e nossos ensaios são realizados na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Badenfurt, que tem em sua história toda a tradição e cultura dos primeiros moradores que povoaram o bairro com mesmo nome. Quando da fundação de Blumenau, ainda no período colonial, vários imigrantes vieram da região de Baden Baden e que ao chegarem deram este nome ao local onde prosperaram.

O grupo atualmente possui 2 modelos de trajes, sendo um deles neutro e o outro é uma réplica do traje Elztal.
O traje neutro masculino é composto de Lederhose, Camisa Branca e meia com detalhes no bordado e o feminino por um Dirdnl na cor grená. O traje foi confeccionado inspirado em material inspirado no traje moda atual do sul da Alemanha e Áustria.

O traje Elztal é uma réplica do traje festivo camponês, que era usado somente aos domingos ou em eventos especiais. A história do traje remonta do século 19 por volta de 1820 ao início do século 20 no ano de 1903, sendo que nossa réplica remonta à última atualização que ocorreu em 1920.