A Associação

AFG – Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí
Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos – Warren Bennis


Danças Folclóricas-264 - Copia

Resumo sobre AFG
Associação Folclórica Germânica do Médio Vale do Itajaí – AFG, foi criada em 1993 com a finalidade de promover a integração entre os grupos da região de Blumenau-SC. Atualmente possui um papel fundamental no aspecto folclórico atuando de forma unificada nos mais diversos eventos da cidade e região.
 
História
Em 1984 aconteceu em Blumenau a primeira edição da Oktoberfest. Neste mesmo ano nascia também, junto ao Centro Cultural 25 de Julho, o primeiro grupo de danças folclóricas alemãs da cidade, o Blumenauer Volkstanzgruppe. Este foi um marco na história cultural da cidade e de toda a região do Médio Vale do Itajaí. O idealizador deste grupo, senhor Harold Letzow, foi grande incentivador destes dois projetos, vindo a ser o embaixador da Oktoberfest.
E a ideia do grupo de danças folclóricas alemãs tanto deu certo que muitos grupos foram sendo formados a partir deste. Em diversas sociedades da cidade foram sendo criados novos grupos, em geral por ex-integrantes deste primeiro, proporcionando a sempre mais pessoas participarem deste trabalho que reúne a alegria de dançar e o prazer de estar com amigos. O Grupo Folclórico Teutônia, junto a Sociedade Esportiva Ipiranga, foi o primeiro deles, fundado em 1987 sob a organização do senhor Friedrich Ideker. Após, no ano de 1988 surgem o Grupo Folclórico Germânia, hoje sediado na Sociedade Recreativa e Cultural Fortaleza-Tribess e o Freiheitstanzgruppe, no Clube de Caça e Tiro Velha Central.
Paralelamente, surge no ano de 1987 na Itoupava Central, o Eintrachtvolkstanzgruppe firmando mais um berço da cultura alemã naquela parte do município. Os desdobramentos continuaram e como consequência deste processo, sentiu-se a necessidade de reunir os grupos dentro de uma entidade central. Assim surgiu em 29 de novembro de 1993, a Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí – AFG, tendo como grupos fundadores o Blumenauer Volkstanzgruppe, Grupo Folclórico Teutônia, Freiheitstanzgruppe, Grupo Folclórico Germânia, Eintrachtvolkstanzgruppe, Volkstanzgruppe Grünes Tal, Freundschaft Volkstanzgruppe e Volkstanzgruppe Kreuz des Südens.
Institucional
A AFG foi criada com a finalidade de fortalecer a integração dos grupos da região de Blumenau-SC e se fazer forte como entidade mantenedora cultural. Possui um papel fundamental no aspecto de incentivo à dança folclórica atuando de forma unificada nos mais diversos eventos da cidade e região. Agrega hoje 19 grupos da cidade e região entre as categorias infantil, juvenil, adulto e master em um total de aproximadamente 400 folcloristas.
Eventos
Ao longo dos anos vários eventos foram organizados pela AFG dentre os quais se destacam:
Tanz in Blumenau – evento bienal realizado desde 1999. Nos encontros participam em média 20 grupos reunindo cerca de 500 folcloristas das categorias adulto e master. Na última edição realizada em 2016, tivemos a presença de 33 grupos e mais de 600 folcloristas.
Kindertanz in Blumenau – evento bienal de encontro de grupos folclóricos na categoria infanto-juvenil. Realizado desde 2005, reúne e cada edição cerca de 400 crianças entre 5 e 16 anos.
Bundesvolkstanztreffen – Encontro internacional de dança folclórica realizado em 2002. Participação de grupos da Alemanha e França além de grupos brasileiros e da América Latina. Contou com cerca de 800 participantes.
A AFG também é responsável pela organização das apresentações dos grupos de dança folclórica durante a Oktoberfest, na qual participam também dos desfiles. Nesta oportunidade abrem espaço também para a apresentação de grupos convidados.

Deixe um Comentário

six × = 36